InícioTutoriaisComo atualizar página automaticamente

Como atualizar página automaticamente

No post de hoje vou ensinar a como recarregar/atualizar uma página sozinha, sem a necessidade de pressionar a tecla F5 do teclado, ou até mesmo usar o mouse. Com esta extensão nossos problemas acabaram! Ela está disponível para os principais navegadores dentre eles: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Microsoft Edge.

Como atualizar página automaticamente (Auto Refresh)

Para que serve?

A função desta extensão é simplesmente recarregar (Auto Refresh) uma aba de nossa escolha. Porém não para por aqui, além disso, temos a possibilidade de definir o tempo em que a página será recarregada ou até mesmo o dia. No decorrer do post vou entrar em detalhes sobre as outras funcionalidades que são bem interessantes por sinal.

Como baixar?

Para baixar a extensão Tab Reloader é bem simples, abaixo vou deixar o link direto para download de acordo com o seu navegador de internet, clique em cima do nome do seu navegador para acessar a loja oficial.

Como instalar?

Para instalar é bem simples, após ter clicado no link acima você foi redirecionado para a loja oficial do seu navegador de internet, neste caso basta clicar em “Adicionar” conforme a imagem abaixo

Lembrando que é necessário instalar de acordo com o seu navegador! Por exemplo; a extensão do Chrome não funciona no Firefox e vice-versa.

Como usar?

Pensando na facilidade de uso, esta extensão já vem pré-configurada! Sendo assim qualquer usuário com pouco conhecimento em informática consegue usá-la.

Você deve ter notado que a extensão Tab Reloader vem com algumas opções para serem ativadas/desativadas, não é mesmo? Vou explicar o que cada uma faz para facilitar a nossa vida. Porém a configuração vai variar de pessoa para pessoa.

Na imagem acima podemos identificar quando o Tab Reloader esta ativo ou desativado. De maneira bem clara:

Cor cinza = Desativado
Cor laranja = Ativado

Abaixo temos as opções para que possamos configurar a nosso gosto próprio. Para facilitar deixei a imagem enumerada de acordo com cada opção. Sendo assim, vamos aprender o que cada uma faz.

1. Enable Reloader for this tab

Habilite o Reloader para esta guia

ao habilitar esta opção a extensão começa a ser executada dentro da guia que está aberta, no caso ativa. É importante lembrar que as outras guias não serão afetadas!

2. Do not reload if tab is active

Não recarregue se a guia estiver ativa

esta opção funciona da seguinte maneira; quando você sair da aba que está aberta ela se torna inativa e habilita o Tab Reloader. Ao retornar a atividade dentro desta aba o mesmo é desativado automaticamente.

3. Use cache while reloading

Use o cache ao recarregar

para entender o que esta opção faz precisamos entender; o que é cache?

De maneira bem clara, cache é uma memória temporária. Sendo assim, ela armazena alguns dados do usuário tais como: imagens, áudios, HTML, CSS, JavaScript, dentre outros… O intuito do cache é ajudar a recarregar o site mais rápido.

Porém, você já deve ter visto pelo menos alguma vez alguém pedindo para limpar o cache. Pois é… Em alguns casos quando um site recebe alguma atualização o cache anterior não é substituído pelo novo, fazendo com que o usuário não consiga acessar o conteúdo atualizado.

Logo, se você quer receber o conteúdo atualizado do site, recomendo que deixe esta opção desativada para evitar conflito entre caches.

4. Bypass form submission

Ignorar o envio do formulário

Ao marcar esta opção o Tab Reloader vai ignorar o envio do formulário, é a mesma coisa do que falar em caixa de diálogo de confirmação. Abaixo uma imagem demonstrando esta funcionalidade:

Como podem observar se o navegador perguntar se deseja salvar ou algo do tipo, ele vai ignorar, e as opções não serão salvas. (Só use esta opção se souber o que esta fazendo)

5. Scroll to the end after reload

Role até o final após recarregar

ao ativar esta opção como o próprio nome já diz, ao terminar de carregar a página ela será exibida no final, e não no topo (Home/Início).

6. Run the following JavaScript code after each reload

Execute o seguinte código JavaScript após cada recarga

Está opção é avançada, e destinada a usuários experientes. Portanto não vou entrar em detalhes.

Como configurar o tempo?

Chegamos na parte principal deste post, como configurar o tempo de carregamento da aba? É bem fácil. Observe na imagem abaixo que temos dias, horas, minutos e segundos:

Antes de atribuir o tempo é necessário que você esteja dentro da aba que deseja aplicar as alterações. Pois esta extensão funciona de maneira independente para cada aba, podendo atribuir configurações diferentes em várias abas sem que haja conflito entre elas.

Para atribuir o tempo de carregamento, basta clicar dentro do quadrado cinza escuro que deseja, e em seguida adicionar o valor.

Por exemplo no campo “Seconds” deixei em 20 segundos (1)

Após adicionar o tempo habilite a primeira opção Enable Reloader for this tab (2) como mostra a imagem acima.

Observe que não é mas possível adicionar o tempo, pois a extensão está em execução. Para alterar é necessário desabilitar a primeira opção. (2)

Outro ponto importante é que você fique atento(a) ao ícone Tab Reloader observe que a cor mudou para laranja indicando que a extensão está ativa naquela aba não afetando as outras abas em aberto.

E para finalizar na opção de baixo podemos ver o tempo em que a aba será recarregada (3). Na parte de baixo, podemos ver em quantas abas a extensão está em execução ([All Jobs]: Currently, Tab Reloader is active on 0 tabs)

ARTIGOS RELACIONADOS
- Afiliado -spot_img